segunda-feira, 4 de julho de 2011

1º Arraiá Pedagógico da UVA

Realizado no dia 02 de julho de 2011 no colégio CUCA
com a iniciativa da turma 2011.1






































Por André Alves

Lisieux e Catarina vieram de Natal e Rosário e Hudson certamente lamentam o que perderam, mas a vida é assim: gente com muito compromisso e atribuição não se pertence, é pertencida. Rosário e Hudson não se pertencem, pertencem à UVA. Perderam de ver Luziene, professora do riso mágico, soltar a voz e dizer “boa noite, minha gente, que festa linda essa aqui”. Era o I São João Pedagógico das turmas da UVA em Caicó, noite de 2 de julho, data na qual se comemora o dia de santos como Oto de Bamberga, Monegundes e Pedro de Luxemburgo. Já ouviu falar de algum deles?
“Prepare o seu coração”, avisou Luziene, e Jailma se encarregava de apresentar as atrações. E que atrações. Teve mostra de adivinhação e, de quebra, umas informações a respeito dessas coisinhas que nos encantam e desencantam. Três casais dançaram, cada qual com uma laranja na testa, um deles tinha um moço alto e uma moça menos “altinha”, mas dançaram com a fruta os colando. Minha nossa, também houve a brincadeira do ovo na colher e um aluno sabido disse uns versos que brincavam com a palavra “doido”; e o cara era tão doido, mas tão doido que, doidamente, disse umas doideiras sem gaguejar, numas rimas bem doidas. Mas que doidinho!
Nem Oto de Bamberga, nem Monegundes e nem Pedro de Luxemburgo apareceram. Mas o Pedro mais famoso, aquele que tem a chave do céu, deu o ar de sua graça. Foi disputar uma peleja com João e Antônio. Mas, gente, peleja de santo é coisa mais educada, embora saiam umas farpas aqui e acolá. Eles analisaram o petitório de uma moçoila querendo casar – tinha um bom número de mocinhas casadoiras na festa. João disse logo que era sobrinho da mãe do maior de todos; Pedro não deixou por menos, com uma chave deeeeeeessssseee tamanho pendurada no pescoço, e Antônio – Ah! Antônio –, cabra da peste, gente fina, quem não quer uma conversinha com ele numa época dessa, de mulher querendo marido e homem sem querer casar? Matrimônio é com Santo Antônio.
Vige Maria, quem marcou presença foi Lampião, ele mesmo, o Virgulino, acompanhado de sua Maria Bonita, para prestar um depoimento a respeito do cangaço no Nordeste. O cabra falou bonito e ainda cantou trecho de “Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor”. Ai, ai!
Casamento junino tem que ter padre, pai zangado, noivo meio assim assado e noiva com cara de sonsa – pois sim! Depois do casório o padre era só alegria, caiu no balancê e a quadrilha foi das mais animadas. Toda a festança bem decorada, com barracas coloridas e comidas... bem, esse seridozão de Deus tem uma particularidade: eta povo pra cozinhar bem. Eta povo festeiro. O rela-bucho ao som de Manu do Acordeon, meninote de 17 anos, lá das bandas de Paulista, cidade encravada na Paraíba.
O I São João Pedagógico teve a participação dos professores Caio César, Luziene, Jailma, Bernadete e Marcilene. E uma Estelita pra lá de satisfeita, emocionada com os dez anos de UVA no Rio Grande do Norte. Ano que vem tem mais.

André Alves é aprendiz de professor e tem uma paixão casamentada com a UVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário