quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tribuna do Norte lembra os 10 anos da UVA/IBRAPES no RN


UVA/Ibrapes completa dez anos de atuação no RN

TRIBUNA DO NORTE | Sábado | 01 de Outubro de 2011

A ação de levar o ensino superior a todas as partes do Estado e abrindo perspectivas para pessoas dos mais diferentes níveis econômicos tornou a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) conhecida por todos os norte-rio-grandenses em apenas 10 anos de atividades.

A UVA chegou ao Rio Grande do Norte por iniciativa do professor Hudson Brandão de Araújo, através do Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior (Ibrapes). Estabeleceu no Estado, desde sua implantação, a noção de que o ensino superior é possível para todos os estudantes e que a Educação é algo muito importante para ser privilégio de poucos.

"Já formamos mais de 11 mil professores, exatamente 11.488. São profissionais que até então não tinham formação acadêmica e que, agora, muitos destes já estão no mercado privado ou trabalhando no ensino público", destaca o professor Hudson Brandão.

Em sintonia com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que defende esforços para erradicar o chamado professor leigo do sistema de ensino brasileiro através da oferta de cursos de natureza superior, a UVA foi à pioneira na interiorização do curso de pedagogia para formação de professores das primeiras séries do ensino fundamental.

A UVA buscou sempre não se limitar as grandes cidades, levando cursos as mais distantes regiões do Estado. Hoje está presente em 50 cidades do Rio Grande do Norte. "Vendemos a ideia aos municípios e levamos pólos universitários para o interior, não foi fácil", conta o professor Hudson.

Tarefa nada fácil

Mais pessoas com formação superior, maior nível de inclusão social, maior oferta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho, mais educadores qualificados no exercício do magistério. A ação corajosa de dotar o Estado de uma instituição que abrisse possibilidade para pessoas das mais variadas classes sócio-econômicas cursarem o ensino superior, ensejou no início algumas críticas a UVA e ao Ibrapes, sempre voltadas para o perigo da perda da qualidade.

Hoje, passados dez anos, e com milhares de profissionais formados no mercado de trabalho, o que se evidencia é um ganho real para as pessoas que acreditaram na UVA, que cresceram profissionalmente, e também para a sociedade que recebeu um substancial e diferenciado reforço no âmbito do ensino superior.

Os 10 anos do Ibrapes-UVA, comemorado em outubro, receberá congratulações da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte e Câmara de Vereadores de Natal.

Na próxima sexta-feira, dia 7 de outubro, 9h30, o Ibrapes-UVA será homenageado na Assembléia Legislativa. No dia 13, às 18h, o professor Hudson Brandão de Araújo, diretor do Ibrapes-UVA, será homenageado em Sessão Solene da Câmara Municipal de Natal com a entrega do Título de Cidadão Natalense. Hudson, que já exerceu o sacerdócio na Arquidiocese de Natal, é natural de Acari (RN).


http://tribunadonorte.com.br/noticia/uva-ibrapes-completa-dez-anos-de-atuacao-no-rn/197842

Nenhum comentário:

Postar um comentário