A disciplina de educação especial tem em sua ementa o objetivo de promover uma discussão reflexiva sobre a educação especial enquanto modalidade da educação básica, buscando compreender a importância da pedagogia inclusiva enquanto prática pedagógica.
Sendo assim, torna-se evidente propiciar aos educandos do curso de Pedagogia, conhecimentos sobre as necessidades especiais no âmbito educacional e social, onde estes possam atuar como profissionais capazes de contribuir para efetivação de uma educação inclusiva com qualidade.
Neste contexto, a Profª da Disciplina de Educação Especial Sonia Medeiros, buscou desenvolver um trabalho reflexivo com os educandos da turma 2011.1 do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Polo de Caicó, onde estes realizaram estudos teóricos e práticos sobre a temática da educação inclusiva.
Dentre as atividades práticas, foi proposta uma viagem de estudo ao Centro de Reabilitação Profª Crindélia Bezerra, situado na cidade de Currais Novos, onde os nossos educandos vivenciaram momentos emocionantes e significativos. Conheceram as instalações físicas da entidade que trabalha com pessoas que apresentam necessidades especiais há 32 anos, conversaram com os profissionais que realizam atendimentos especializados e ainda, ouviram depoimentos das mães das crianças que estavam sendo atendidas na instituição. O objetivo da viagem foi proporcionar vivencias sobre a necessidade de uma educação inclusiva para todos, como também, refletir sobre as potencialidades que cada criança pode desenvolver desde que seja estimulada e atendida por familiares e profissionais que podem ajudá-la no seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário