sábado, 31 de maio de 2014

DISCURSO DO PROFESSOR CAIO CESAR: SAUDAÇÃO AOS ALUNOS. COLAÇÃO DE GRAU 20-05-2014


O legado que a Universidade Estadual Vale do Acaraú tem deixado ao longo dos anos nesta cidade, comprova a seriedade de seus idealizadores num projeto que está fazendo história no Seridó, deixando as marcas de uma educação pautada no compromisso social que respalda o Saber Fazer e Ser do Educador.
A missão confiada a nossa Coordenadora Estelita Dantas, outorgada e confirmada pelo professor Hudson Brandao e sua esposa Ana Maria, com o apoio inato da professora Rosário Cabral, comprova que sem lutas não há vitória, sem barreiras não há o que transpor, sem compreender os limites não é possível ultrapassa-los. Foi em meio a dor e a descrença que esta história teve início, mas podemos dizer com firmeza que está dando certo até hoje o projeto de educação que ultrapassou a fronteira do intransponível. 
Diante de um cenário em que a Educação parece já não ter o mesmo respeito que outrora, compreendemos que ainda há esperança, pois somente a Educação, é capaz de mudar a humanidade.
Nessa noite tão almejada por cada formando, onde o canudo representa uma missão que se cumpriu durante essa jornada de 3 anos e Meio gostaria de trazer a memória os dias em que passamos as venturas e desventuras que formaram nosso percurso universitário. Foram tantas disciplinas, engendradas com conhecimentos diversos e no meio do caminho algumas delas pareciam indissolúveis, a Filosofia com o Todo e as Partes da Teoria da Complexidade de Morin; A psicologia com O Baheviorismo de Watson e Skiner; As Culturas Juvenis de Apadurai; A Arte e genialidade de Da Vince e Michelangelo; assim como os Fundamentos da Matemática que não conseguiram ser eram tão elementares assim, e tantas outras ciências que mostraram um jeito novo de fazer pedagogia, na tentativa de moldar um pedagogo crítico e reflexivo, mas que sobretudo fosse capaz de entender o outro, de ver que a alteridade forma a base de todo pensamento sistemático que culmina na Educação.
Que não sejam as coisas, mas as pessoas que façam a diferença, que não seja a discórdia, mas as atitudes apaziguadoras que revelem o verdadeiro homem que existe em cada um de nós, que não sejam as mágoas, mas o perdão que habite em vossos corações e façam florescer um novo dia, uma nova manhã.
Eu poderia encontrar adjetivos diversos para cada momento que passamos dentro e fora da sala de aula, mas certamente se tornaria simplório demais tentar expressa-los com palavras, é preferível acreditar que em nossa memória estarão guardados e lá, na fronteira existente entre a razão e a emoção, poderemos alcança-los quando desejarmos ardentemente vive-los em nós.
Meus queridos alunos que possamos compreender que não são as palavras isoladas que transformam nossa realidade, mas antes as ações desencadeadas a partir da reflexão.
Sejam luz em meio a escuridão, força em meio a fraqueza, paz em meio a guerra, e, sobretudo humanos em meio aos desumanos.
Parabéns por escolher a Educação como forma de vida, e muito obrigado por me permitir fazer parte de uma existência que jamais removerá a essência do Educador, pois, ela  está em nós, é parte de nós, se completa em nós.
Sejam Bem Vindos, a Educação os aguarda, não façam a diferença sejam a diferença! Parabéns a todos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário