domingo, 29 de maio de 2011

Visita a Fundação Belo Amor - turma 2008.2 - Sarau pedagógico

                             Em novembro de 2000, chega a Caicó, através dos  dirigentes do IBRAPES ,Prof. Hudson Brandão de Araújo e sua esposa  profª  Ana Maria Viana de Sousa Araújo, a UVA, é uma, conceituada Universidade do Estado do Ceará, que no Rio Grande do Norte,está sendo administrada  em parceria com o Instituto Brasil de pesquisa Ensino Superior-IBRAPES, no Rio Grande do Norte, só veio somar as diversas universidades já existentes, tornando-se assim, cada vez mais fortalecido o ensino em nosso estado. A UVA, enquanto universidade de representação social, cultural e científica no contexto de uma sociedade em processo  acelerado de mudanças, ela vai de encontro com as normas e diretrizes da lei maior da educação a LDB, 9394/96.
                               Tendo como missão, oferecer   ensino de qualidade de forma inclusiva,flexiva  e contextualizada busca, por meio de pesquisa e extensão solução que promovam qualidade de vida. Baseados nestes pricípios, o pólo de Caicó , sábado passado dia 21 de maio  realizou dois encontros importantíssimos em nossa cidade o primeiro foi no próprio local de funcionamento Colégio Universitário de Caicó- CUCA,  o segundo foi realizado na Fundação Belo Amor, para todos os internos que lá vivem. Em seguida, faço um breve comentário sobre a realização de cada encontro.
                               No CUCA, foi realizada a primeira feira pedagógica da UVA, pólo Caicó, uma organização dos alunos da turma 2010.2 manhã e a profª especialista Luziene Fernandes Moreira, que lecionou a disciplina políticas públicas e organização da  educação brasileira, para realizar a prática pedagógica, os alunos construíram a trilha  de dados  históricos , por onde haviam passado todos os períodos de mudanças na Lei de diretrizes  e bases da educação nacional,  o cordel pedagógico: dos currais as letras aqui se praticam, fundamentos  legais da educação infantil, onde Piaget e outros pensadores avaliavam a construção dos saberes aprender a ensinar, em nosso contexto de pensamentos e idéias que dias após dias vem se transformando na arquitetura do ensino, os avanços acontecem no decorrer dos tempos,as vezes , em passos largos ou curtos, de acordo com a vontade política de cada governo nos níveis federal, estadual  e municipal.
                               O segundo evento foi o primeiro SARAU UNIVERSITÁRIO da UVA , que foi organizado pelos alunos da turma 2008.2, a e profª Mestra Gercina Dalva,que encerrava a disciplina arte e Educação,o SARAU, foi realizado na Fundação Belo Amor, instituição em Caicó que visa recuperar jovens e adultos dos vícios  das drogas. Lá os internos passaram um dia diferente, participando de pinturas, interagindo com os  alunos da UVA , ouvindo musicas, danças ,teatros ,  poesias, versos e palestras feitas por  pessoas especializadas nos assuntos de acordo com os objetivos da Fundação.Os alunos da turma chegaram fundação às 8;00 horas da manhá e voltaram a tarde ,almoçaram com internos e fizeram doações de alimentos e produtos de limpeza para a fundação . Aos dirigentes desta instituição , obrigada por terem recebidos nossos alunos mais uma vez, para a prática de uma trabalho que fazia parte  do encerramento da disciplina  Arte e Educação.o show foi apresentado estive presente no horário da tarde, com as professoras Marcilene  e  Luziene, acompanhadas dos seus alunos das turmas 2008.1, e 2010.2, para fazerem a interação entre turmas / internos.
                               De minha parte, quero mais uma vez  agradecer  em nome  das  professoras  e  alunos, aos   nobres dirigentes, que regem aquela conceituada instituição, com tanto carinho e amor a causa, aos internos nosso carinho e apreço, que Deus os abençoe a todos e que a recuperação de  cada um chegue o mais breve possível , em nome de Jesus nosso pai maior.

Estelita Dantas- coordenadora do pólo de Caicó.






Nenhum comentário:

Postar um comentário