sábado, 19 de maio de 2012

Educação Infantil


  A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Ela estabelece as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional, da socialização. As primeiras experiências da vida são as que marcam mais profundamente a pessoa. Quando positivas, tendem a reforçar, ao longo da vida, as atitudes de autoconfiança, de cooperação, solidariedade, responsabilidade. As ciências que se debruçaram sobre a criança nas últimas décadas, investigam como se processa o seu desenvolvimento, coincidem em afirmar a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento e aprendizagem posteriores. E tem oferecido grande suporte para a educação formular seus propósitos e atuação a partir do nascimento.
A pedagogia vem acumulando considerável experiência e reflexão sobre sua prática nesse campo e definindo os procedimentos mais adequados de desenvolvimento e aprendizagem, tendo como princípios básicos, o educar, o cuidar e o brincar.
A Educação Infantil, em estabelecimentos específicos de educação infantil, vem crescendo no mundo inteiro e de forma bastante acelerada, seja em decorrência da necessidade da família de contar com uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos, principalmente quando os pais trabalham fora de casa, seja pelos argumentos advindos das ciências que investigaram o processo de desenvolvimento da criança.
               Nesta perspectiva, a turma 2010.2 Polo-Caicó, buscando contextualizar teoria e prática sobre a responsabilidade da professora especialista Luziene Fernandes Moreira realizou através do Seminário Temático III atividades que contemplaram contação de história, conferência, encenação, painel integral, exposição dialogada, partindo das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon.
Nossos agradecimentos a Estelita Dantas pelo apoio incondicional e a turma pela dedicação eexcelente trabalho realizado.

              Confira fotografias.











Nenhum comentário:

Postar um comentário