A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Ela
estabelece as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida
emocional, da socialização. As primeiras experiências da vida são as que marcam
mais profundamente a pessoa. Quando positivas, tendem a reforçar, ao longo da
vida, as atitudes de autoconfiança, de cooperação, solidariedade,
responsabilidade. As ciências que se debruçaram sobre a criança nas últimas
décadas, investigam como se processa o seu desenvolvimento, coincidem em afirmar
a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento e aprendizagem
posteriores. E tem oferecido grande suporte para a educação formular seus
propósitos e atuação a partir do nascimento.
A pedagogia vem acumulando considerável experiência e reflexão sobre
sua prática nesse campo e definindo os procedimentos mais adequados de
desenvolvimento e aprendizagem, tendo como princípios básicos, o educar, o
cuidar e o brincar.
A Educação Infantil, em estabelecimentos específicos de educação
infantil, vem crescendo no mundo inteiro e de forma bastante acelerada, seja em
decorrência da necessidade da família de contar com uma instituição que se
encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos, principalmente
quando os pais trabalham fora de casa, seja pelos argumentos advindos das
ciências que investigaram o processo de desenvolvimento da criança.
Nesta
perspectiva, a turma 2010.2 Polo-Caicó, buscando contextualizar teoria e
prática sobre a responsabilidade da professora especialista Luziene Fernandes
Moreira realizou através do Seminário Temático III atividades que contemplaram
contação de história, conferência, encenação, painel integral, exposição
dialogada, partindo das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon.
Nossos agradecimentos a Estelita Dantas pelo apoio incondicional e a
turma pela dedicação eexcelente trabalho realizado.
Confira
fotografias.
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