sábado, 19 de maio de 2012

Mensagem do Profº Caio à turma concluinte



 DISCURSO DO PROFESSOR CAIO CESAR: 

O histórico da Universidade Estadual Vale do Acaraú Polo Caicó foi gestado em meio a intensas lutas e conflitos, contudo cada problema encontrado foi sanado paulatinamente.
Ao professor Hudson Brandão de Araújo, sua esposa Ana Maria e a professora Rosário Cabral, que em Caicó puseram nas mãos da professora Estelita Dantas a incumbência de coordenar os trabalhos dedicados à sociedade por meio da educação acreditando que é possível mudar a consciência do homem através do ato educativo, ficam os nossos agradecimentos.
Ao passo que as dificuldades aumentavam seu grau de complexidade a coordenadora professora Estelita Dantas encontrava forças em meio às adversidades para lutar por um ideal que estava para além de todo e qualquer empecilho, pois este representa a base da formação do caráter de um cidadão: a Educação.
No percurso dos 10 anos da UVA na cidade de Caicó conseguiu-se formar mais de 400 pedagogos espalhados por todo o Seridó e adjacências e nesta noite mais um grupo alcança solenemente o tão esperado título de Licenciado.
Sabe-se que o que realmente vale a pena em nossas vidas sempre é alcançado com muito esforço e dedicação, logrado por meio de caminhos que oscilam pelo antagonismo existente entre a escassez e a bonança, a tristeza e a felicidade, a guerra e a paz, o sonho e a realidade.
Todos os facilitadores da aprendizagem comungando com ideais que nos levam ao caminho do desenvolvimento cognitivo ficamos gratos pelo que vivenciamos neste percurso.
Tenham certeza que cada passo trilhado por vocês até o presente momento expressam não apenas a razão de ser do pedagogo, mas, sobretudo o caráter do Educador que ensina e aprende, que vive e sobrevive porque sabe, ser capaz de mudar a realidade vigente através daquilo que tem em mãos: o poder de modificar e solidificar a existência humana que faz do homem um ente capaz de pensar e agir como Humano, naquilo que de fato e de verdade representa para si mesmo e para o outro.
Muitas são as teorias estudadas, cada uma delas apresenta aquilo que deve orientar a prática pedagógica. É impossível esquecer de Clássicos como O Emílio de Rousseau, A República de Platão, mais especificamente o Livro VII que trata da Alegoria da Caverna, Pedagogia do Oprimido e Educação e Mudança de Paulo Freire, Evolução Psicológica da Criança de Wallon dentre tantos outros discutidos e vivenciados na prática educativa.
Além disso tudo, ainda pesa sobre nós uma tarefa que não cessa com o recebimento dos títulos almejados, mas que sobrepuja as horas difíceis sofridas no silêncio de suas almas quando não podiam estar perto dos filhos, dos pais, dos irmãos , dos entes queridos, por acreditar na capacidade que tiveram em ultrapassar as barreiras impostas pelo descaso de alguns, pela falta de compreensão de outros, pelo sacrifício de muitos.
Hoje chegamos não ao fim, mas ao início de uma etapa que se cumpriu para dar vida a outra que bate as portas de cada um de vocês.
Não há como esquecer da cumplicidade do grupo das Anas, de ver no olhar e no sorriso sincero de Ana D’Arc uma mulher de garra e coragem que com tanta determinação tirou sua filha recém nascida do aconchego do lar para viver seus primeiros dias de vida na sala de aula de uma universidade por acreditar que tudo é possível para quem sabe o que deseja.
De contemplar em Ana Núbia a dedicação naquilo que se propunha; em observar que o silêncio de Ana Patrícia revelava a seriedade que tinha pelo curso; em saber que as gargalhadas extrovertidas de Anne Ayla não anulavam a responsabilidade mantida nas apresentações dos seminários e das avaliações.
Percebi ainda que o jeito meigo de Carliana representava a história das dificuldades que passou durante a sua vinda para Caicó na esperança de tornar seu sonho realidade.
Simone entendeu como é valoroso aprender para ensinar;
Fátima provou que dedicar-se a uma causa é compreender a importância de receber a incumbência de ser Educador;
Flaviane passou por intensas dificuldades ao longo de sua jornada acadêmica e certamente a mais difícil delas foi não poder ver a alegria no rosto de seu Pai neste momento, mas pode estar certa que ele se encontra no reino celestial partilhando com você esta vitória.
Francisca Neta abdicou de muitas coisas para conseguir terminar seu curso e procurou no Senhor, na força transcendental que rege o Universo a razão de sua existência;
Ivanilda comprovou que a superação é uma virtude alcançada com muito esforço, mas vale a pena colher seus frutos;
José Ivson percebeu que rir é o melhor remédio, mas que não é brincadeira fazer da Universidade um estágio de evolução do conhecimento;
Keilla demonstrou com Maria Célia o caráter teórico prático do saber unido às virtudes que potencializam sua existência;
Maidê caminhou entre rios e lagos, mas não se permitiu se afogar em gotas de água;
Maria José buscou forças que não sabia onde encontrar, contudo não desistiu de sua jornada;
Maria Soneide conheceu um novo mundo depois de longos anos, mas teve a certeza de estar fazendo a escolha certa;
Maria Vitória viu nascer e crescer a capacidade cognitiva que cada um possui;
Maria das Graças e Maria Rosineide cumprem hoje a conclusão de um ciclo acadêmico que certamente irá renascer a cada vez que viverem no presente, as lembranças do passado que se perpetuarão no futuro.
Marli desenvolveu talentos inatos, que surgiram através de muito esforço e dedicação;
Núbia compreendeu que o ambiente acadêmico revela-se ao fim e ao cabo como um lugar de aprendizagem para a vida;
Suzete conseguiu lidar com o inevitável apresentando uma postura sem precedentes;
Sei que os signos lingüísticos os quais denominamos letras, que formam os sons expressos por meio da linguagem não são capazes de representar com exatidão tudo aquilo que gostaria de falar, mas termino minhas sinceras e humildes palavras por meio da poesia encontrada no refrão da seguinte canção:

We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhar.
Então vamos lá comecem e se doem.
Parabéns a todos.



Colação de grau

Nenhum comentário:

Postar um comentário